quarta-feira, 14 de julho de 2010

PROFESSOR DE ARTE NÃO É DECORADOR DE ESCOLA

Uma série de enganos gravíssimos, por incrível que pareça, ainda compromete o ensino da arte nas escolas públicas, fruto da ignorância de algumas equipes pedagógicas que, por desconhecer as mais recentes concepções do ensino de Arte, insistem em querer confundir aulas de Arte com lazer.
De fato, as aulas de arte não podem ser usadas como terapia, como um descanso depois de uma “aula mais séria” (matemática, português, ciências...) para relaxar os alunos. A aula de Arte, de forma alguma, pode ser utilizada para fazer decoração de escola (professor(a) de arte não é decorador(a)), promover festinhas em datas cívicas (professor(a) de arte não é promoter), fazer “presentinhos” para o dia dos pais, das mães, das crianças, pintar “coelhinhos” da páscoa e árvores de natal.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394, de 1996 estabelece em seu artigo 26, parágrafo 2º que “o ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o DESENVOLVIMENTO CULTURAL dos alunos”. “A arte é importante na escola principalmente porque é importante fora dela”.(Maria Celeste Martins, 1998). Portanto, nenhum DESENVOLVIMENTO CULTURAL traz em se pintar “coelhinhos” na páscoa, fazer árvores no natal, pintar “bandeirinhas” nas datas cívicas,fazer “presentinhos” para o dia dos pais, das mães ou das crianças. A arte deve ser trabalhada “como área com conteúdos próprios ligados a cultura artística, e não como atividade”.(PCN arte).
O(a) professor(a) de arte (seja efetivo, substituto ou estagiário) deve deixar isso muito claro para a equipe pedagógica de sua escola logo no início do ano letivo. Todas essas considerações devem constar, com muita ênfase, no item “Justificativa da Disciplina” do plano de curso anual, não como sugestão, mas de maneira imperativa, pois quem sabe o que trabalhar em cada sala de aula, em cada turma, em cada série é o(a) professor(a) que passou vários anos na universidade estudando para desempenhar essa árdua tarefa de ser professor(a) de Arte. A equipe pedagógica é meramente técnica, teórica, embora muitas escolas já tenham uma visão bem contemporânea do ensino da arte e muitos diretores, diretoras e equipes pedagógicas já deixam o professor à vontade para desempenhar sua atividade verdadeira no ensino da arte.
A Lei nº 5.692, de 1971 que criou o componente curricular Educação Artística determinava que a disciplina abordasse conteúdos de música, teatro, dança e artes plásticas nos cursos de 1º e 2º graus. Assim nasceu a figura do professor único que deveria dominar todas essas linguagens.
Pelo bem da disciplina essa concepção caiu e hoje as universidades de todo o Brasil oferecem Licenciaturas específicas em cada área do conhecimento da ARTE. O professor não pode e não deve ser polivalente em arte e a escola deve ter um professor em cada uma das áreas desse importante conhecimento; seja em artes visuais, dança, teatro ou música.
A Universidade Federal do Piauí, infelizmente, oferece apenas duas Licenciaturas: em artes visuais e em música, deixando o nosso estado sem profissionais habilitados para atuarem nas outras áreas fundamentais da arte. Assim, professores e professoras da rede pública, seja ela estadual ou municipal, ainda são levados a ministrar aulas numa habilitação distinta a sua; profissionais licenciados em música encontram escolas desestruturadas e despreparadas para recebê-los e se submetem a ministrar aulas de artes visuais e outras formas de arte, ocupando o lugar dos colegas, principalmente de artes plásticas. Não há quem fiscalize. Não há uma organização, não há uma associação que represente os arte-educadores (acho essa expressão feia, anacrônica) no Piauí. Estamos jogados ao Léo(leão).
Está na hora de começarmos impor nossas condições de trabalho. Não é mais aceitável ver nossa disciplina ser tratada como um “tapa buraco”. Um “entretenimento”, um “passa tempo”. Embora que, tentar mudar essa concepção de lazer da disciplina de Arte vá causar reações brutais por parte de direções de algumas escolas, como a que presenciei no ano de 2009 quando trabalhei na escola Profa. Helena Carvalho, no bairro Memorare, zona norte de Teresina, onde ouvi da Senhora Diretora, profª. Dulcila Castelo Branco Carvalho, que “Arte é uma disciplina inútil. Não serve ‘pra’ nada. Se eu tivesse o poder da caneta eu dizimaria essa disciplina do currículo”. Fiquei chocado em ouvir tais sandices de uma “des)educadora” por eu não ter obedecido a uma ordem de ‘decorar’ as salas para uma visita das técnicas da SEDUC e por me recusar fazer uns “bois” de EVA e “bandeirinhas” para colar nos corredores.

Referência:
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte / Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, M. Terezinha Telles Guerra. – São Paulo: FTD, 1998.

11 comentários:

  1. Nara Porto-Teresina-PI18 de julho de 2010 09:52

    Acredito que os professores de arte do piaui tem que mudar essa concepção erronea que alguns diretores e coordenaores tem de arte. A começar pelo fato de que Arte não reprova. Alguns alunos a terem conhecimento disso, ai que nao valorizam mesmo a disciplina. Lamentável. Nosso campo de atuação já é precário, com essa entao...Triste. Realmente o Professor de Arte não tem estrutura pra lecionar o conteudo da forma que tem que ser feito na sala de aula da EScola Publica. Temos que nos unir e bater o pé com relação a isso. Arte é uma disciplina que tem o poder de unir os individuos, traz cultura, o ludico, não é disciplina de Lazer. Lamentavel que alguns diretores pensem assim: "Que arte nao serve pra nada!". Como seria o mundo sem arte? Como ja se dizia: A arte é o que nos salva da nossa dura realidade.

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  2. Não somente em Piaui, mas em Santa Catarina também... Somos contrutores de BENS DE SIGNIFICADO e não outra coisa... mas infelizmente somos visto como aqueles que tem que deixar a escola bonitaaaaa ou fazer belissimas apresentações... Estou decepcionada, sem contar que sabemos tanto quanto o professor de Matematica, Biologia, Português etc...

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  3. Em Santa Catarina os professores cursam artes e trabalham nas series iniciais. Se trabalhasse na área dela, com certeza seriam mais valorizadas. Foi o que aconteceu com a Andrieli, que trabalhou na escola onde eu trabalho, com séries iniciais....por falta de trabalho, os professores estão dando aula até de ping-pong....

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  4. cConcordo plenamente com o último comentário do anônimo, professor de arte tem que trabalhar na área dele e não ensinando a colar florzinhas pintar coelhinhos e fazer mural de escola.

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  5. Estou assistindo alguns estagios nos EUA e percebendo que nao ha muita diferenca com a nossa realidade. Nao eh obrigatorio ter professores de arte muitas escolas preferem nao ter. No ensino fundamental o professor de arte precisa ensinar matematica e ingles. Eh uma luta ardua a nossa, mas essencial, e precisamos envolver o sindicato a associacao de pais e mestres de cada escola e acreditar em mudancas..

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  6. Muito bem, colega. Temos de nos negar a atender esses pedidos, podendo é claro, oferecer ajuda, materiais ou ideias. Mas não somos os SÌNDICOS DO SALÃO DE FESTAS, como sempre comparo o tratamento que a arte e seus docentes recebem na educação. Quanto a questão da polivalência, bicho grande, acho que nós temos de dizer, _Os professores de teatro, dança, música, que se virem com a linguagem deles!!!! Temos a nossa e muito a ensinar ao invés perder o tempo dos alunos com nossa, nesse caso, incompetência. Abraços ao PIAUÍ

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  7. muito bom, é preciso valorizar o professor de arte

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  8. É preciso que haja competência antes de julgar um professor de artes,mas nem todos os profissionais graduados sabem respeitar isso,e espero que as universidades nos apoiem,pois não somos menos qualificados que ninguém.

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  9. Puxa... é difícil de entender que em pleno século XXI ano 2015 ainda existam pensamentos tão retrógrados como este citado no artigo...
    Como profissionais que se dizem da educação podem ser tão equivocados ao fazer comentários estes para um professor de Arte...

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  10. Aqui em São Paulo também não é diferente, eu sou professora de artes e me confundem com artesã, nada contra, mas existe uma diferença considerável, só querem saber de desenhos e "coisinhas" temáticas, sofro com isso! Para eles arte resume a desenho, pintura e artesanato. Não posso fazer uma atividade ligada as Cenicas que logo me chamam a atenção. ISSO TEM QUE ACABAR!!!!

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